Por: Ricardo Teodoro – Arquiteto e Urbanista

 

Sim, se você chegou aqui é porque está pensando em construir ou reformar, na sua grande maioria os critérios são os mesmos.

 

Só não é aplicável o que está aqui se sua reforma não trazer alterações de acréscimo ou diminuição de área e não haver intervenções estruturais.

 

Mas o que você precisa saber sobre Alvará de Construção? Fiz um resumo abaixo pra você!

 

Quando falamos em Construção, são várias a etapas que precisamos cumprir para termos aquela noite de sono tranquila, sabendo que tudo está correndo conforme “manda a cartilha”.

 

Abaixo vou colocar pra você uma sequencia lógica básica de como se de cada etapa, um “passo a passo”, assim você vai identificar onde está e qual o caminho a seguir.

 

Leia com calma e tente identificar em que etapa você está. Assim ficará fácil prosseguirmos e resolvermos o seu problema. Leia até o final, lá também tem informação útil e importante (não pule).

 

“Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve” – Lewis Carroll – Pensador

 

Vamos lá.

 

Primeiro – A ideia

 

Tudo surge da ideia de se fazer algo. Construir uma casa nova, um edifício novo, uma reforma, uma ampliação ou recuperação de algo existente.

Quando você tem uma breve ideia, a partir dela conseguiremos seguir em frente até torna-la tangível, palpável.

Lhe faremos uma sequencia de perguntas, afim de tentar extrair de você o máximo possível sobre o que você tem em mente e partir disso, começar a desenvolver algo.

 

Segundo – O Estudo Preliminar

 

A partir da primeira interpretação que tivemos da sua ideia, faremos os estudos iniciais, como acima digo o “estudo preliminar”. Nele, vamos levantar as primeiras informações de ordem legais (leis e normas) aplicáveis ao seu caso.

Saber o que pode e o que não pode ser feito no local é muito importante, pois evitará transtornos futuros, como ação de fiscalização e até embargo…

Esse estudo feito “antes da obra” é a base fundamental para o que chamamos de “definição do produto”. Nele já saberemos o que fazer, ainda não o “como”.

É nessa fase que você cliente define o que quer. Feita a aprovação dessa etapa, seguimos mais um pouco.

 

Terceiro – Ante Projeto

 

É ele quem dá informações para as disciplinas complementares. (Meu Deus do céu… o que é isso???)

 

Calma… explico! =)

 

Após termos definido o que queremos, precisamos trabalhar no “como queremos”.

 

E esse “como” será definido nos projetos complementares. Veja que até agora não dei nome de nada… e isso foi proposital!

 

A estrutura de um bom trabalho é composta de:

 

  • Projeto de Arquitetura
  • Projeto de Aprovação Legal (prefeituras e outros órgãos públicos)
  • Projeto Estrutural
  • Projeto Elétrico e SPDA
  • Projeto de Sinais (telefonia, internet, TV a cabo e similares)
  • Projeto Hidráulico
  • Projeto do Sistema de Combate a incêndio
  • E outros (conforme caso específico)

 

Todos esses projetos são desenvolvidos conforme necessidade, algo que identificamos ao conversar com você, também na fase das ideias.

 

Teodoro, preciso fazer isso tudo?!” Sempre é recomendável que você tenha a informação disponível, pois é muito mais fácil se planejar quando você sabe onde é o começo, o meio e o fim de qualquer processo.

 

“É como sempre digo, se você quer fazer um bolo, comece pela receita”. Todos sabemos como é um bolo. Mas existe um tipo só? Não né… Qual é o seu bolo? Como ter certeza que o resultado final será realmente o bolo desejado? Pra refletir…

 

Isso está ligado ao Planejamento, muito importante para que seu objetivo final seja alcançado com sucesso. Você sabia que até Jesus falou sobre isso? Quando me chamar me pergunte sobre isso que te mostro!

 

Voltando ao Ante projeto…

 

Ele é quem gera a informação confiável para as outras disciplinas, ele define as medidas, os níveis, os nomes dos ambientes, aberturas de vãos e outras coisas básicas e essenciais.

É o desenho um pouco mais técnico e definido com informações suficientes e necessárias para a compreensão do “que queremos”.

 

É dele também que sai o Projeto de Aprovação Legal, aquele que vai pra prefeitura.

 

Esse é um documento muito importante e que você precisa ter. De tudo que menciono aqui este é o mais importante no meu ponto de vista. Os demais são importantes sim, mas não podem avançar se você não tiver um projeto aprovado para tal.

 

E qual é o papel desse projeto?

É o “de acordo” da prefeitura, dizendo que ela concorda e aprova o que você está propondo a fazer no local.

Existem várias coisas e documentos que precisam ser providenciados para que isso aconteça, não vou detalhar tudo aqui pois não é o foco agora, o importante é entender que é necessário.

Quando você tem esse projeto aprovado, junto dele vem também o “alvará de construção”.

Esse alvará é o documento que libera você pra fazer sua obra com tranquilidade, dentro da lei e que ao passar por uma ação de fiscalização você estará com tudo em dia.

Fazer obra sem alvará de construção (e sem projeto aprovado) é dor de cabeça pura… Dá pra corrigir? Em alguns casos dá… mas minha experiência mostra que a grande maioria das obras feitas sem orientação técnica e sem alvará foram feitas sem critério e pra concertar… dá trabalho e custa tempo e dinheiro…

 

Quarto – Projetos Complementares

 

Aqui faremos o detalhamento da sua construção. É como a receita do bolo, neles virão descritas as especificações dos itens (modelo, cor, fabricante, diâmetro, dimensões, etc…) bem como as quantidades de cada coisa.  Daqui saem também os memoriais descritivos e quantitativos.

Podemos conversar pessoalmente melhor sobre isso.

 

Quinto – Início de obra

Em posse das informações corretas, conforme mencionei acima, você está apto pra iniciar sua obra. Já tem equipe? Sabe com funciona pra contratar uma? Também estou aqui pra te ajudar nisso. Costumo dizer que “não vendo flores”, pois obra não é fácil e não dá pra dizer que haverá obra sem dor de cabeça… isso é balela… obra é difícil sim, mas você tem o nosso compromisso de que vamos trabalhar até dar certo.

 

Uma linha do Tempo pra te Ajudar a compreender um pouco mais o Passo a Passo:

 

 

Tudo isso posto, em que fase você está?

 

Ao clicar aqui no WhatsApp pra falar comigo, tenho certeza que ficará fácil você me dizer o que precisa!

 

Eu posso te ajudar em qualquer etapa dessa. Te espero!

 

Ricardo Teodoro

Arquiteto e Urbanista

(11) 98957-4723

(11) 4427-9181

Rua Gregório Fonseca, n°174, Centro de Santo André – SP.