Por: Ricardo Teodoro – Arquiteto
Quando o assunto é Contratar um Arquiteto, é comum escutarmos que Arquitetos deixam a obra mais cara e criam projetos que são quase impossíveis de serem realizados. Entretanto, ao contrário do que se lê, se ouve e se prega, este profissional foi treinado para otimizar espaços e custos.
Durante cinco anos universitários (e outros tantos mais de prática), ele aprende sobre a melhor maneira de solucionar espaços arquitetônicos – iluminação, ventilação e circulação – sempre preocupado com seu entorno. Sem contar os conhecimentos sobre ecologia e arquitetura auto sustentável.
O Arquiteto minimiza e otimiza soluções de estruturas e instalações (elétrica, hidráulica e esgoto), coordenando suas interligações para que todos os elementos sejam compatíveis; une forma e função na proporção estética interior x exterior, dentro do contexto orientação geográfica, condições climáticas e topografia. Tudo isso dentro de uma ideia original, é claro!
O Arquiteto desenvolve um projeto executivo a partir do Anteprojeto – que é apenas a parcela que o leigo reconhece – onde os detalhamentos (de alvenaria, esquadrias, marcenaria, banheiros e cozinhas) viabilizam a construção.
Nos projetos públicos existe ainda a preocupação com o simbolismo. Ele também acompanha a execução da obra, tirando dúvidas dos operários e solucionando as novas demandas dos proprietários em tempo hábil para que o seu cronograma não seja prejudicado. É ainda o coordenador de projetos complementares como paisagismo, luminotécnica, sonorização e tantos quantos forem necessários.
Mas e aí?
Além de todos os itens já citados, o Arquiteto se mantém informado sobre os novos materiais lançados no mercado e equilibra suas texturas e cores, muitas vezes utilizando-a de maneira não tradicional. O Arquiteto desenha perspectivas (à mão livre, ou no computador) e elabora maquetes para que o cliente possa melhor compreender sua concepção, além de dominar programas computacionais como Autocad, Corel Draw e Photoshop, que tornam o projeto mais dinâmico. Sem o uso de programas computacionais, muitos projetos não poderiam se viabilizar devido à complexidade de suas propostas.
É importante contratar desde o início este profissional para todo tipo de intervenção (projetos, obras, reformas), seja esta residencial, comercial ou institucional, de pequeno ou grande porte, afinal, sua casa não é produto descartável e seu tempo também é precioso. O que não falta são exemplos de reformas mal acabadas com instalações que não funcionam, ausência de ergonomia básica, obras intermináveis onde o custo dos erros é sempre do proprietário. A expressão popular “o barato sai caro” cairia como uma luva na grande maioria dos casos.
O Arquiteto trabalha sozinho?
Não. Há outros profissionais envolvidos que participam da elaboração / definição do imóvel. São vários os projetos que acompanham uma construção. Vou mencionar abaixo:
- Projeto de Arquitetura
- Projeto de Aprovação Legal (prefeituras e outros órgãos públicos)
- Projeto Estrutural
- Projeto Elétrico e SPDA
- Projeto de Sinais (telefonia, internet, TV a cabo e similares)
- Projeto Hidráulico
- Projeto do Sistema de Combate a incêndio
- E outros (conforme caso específico)
Se você quiser ler mais detalhado sobre o mencionado acima, leia também este artigo >>>CLIQUE AQUI<<<
Há casos específicos em que se chega a mais de 50 disciplinas (citamos só 7 acima). Nesses casos falamos oportunamente e pessoalmente.
Para que você tenha uma breve ideia da linha tempo entre planejar, detalhar, aprovar para construir, construir e ter seu habite-se, abaixo segue um esquemático:
Guarde essa frase ” Contratar um Arquiteto hoje significa “ECONOMIZAR“.
Portanto, INVISTA no seu Sonho e seja FELIZ!!!!
Fale conosco, tire suas dúvidas, num papo de poucos minutos podemos esclarecer muitas delas e você poderá tomar a decisão mais correta!
Ricardo Teodoro
Arquiteto e Urbanista
Rua Gregório Fonseca, 174
Centro – Santo André – SP
(11) 98957-4723 >>clique no número e vá direto ao meu whatsapp<<
(11) 4427-9181
E-mail: ricardo@teodoroemarques.com.br