Precisando construir, reformar, ampliar ou decorar?

 

O Arquiteto tem total domínio para te ajudar em todas as etapas da sua obra, seja no estudo inicial, com auxílio de realidade virtual (imagens 3D), ante projeto, projeto executivo e legais até a entrega das chaves.

 

Por isso não exite! Faça da forma correta desde o início, o tempo de fazer errado (e o custo!!!) é bem maior do que o de fazer certo da primeira vez!

 

ARQUITETURA – Responsabilidades do Arquiteto

Estudo preliminar:

Nessa fase, levantamos todos os dados referentes ao uso do imóvel, é feito um trabalho de pesquisa para entender o objetivo do cliente e um estudo rápido sobre a legislação, para que ao elaborar o estudo inicial, já tenhamos uma base sobre as exigências da legislação. Nesse estudo é pensado principalmente sobre a distribuição dos espaços (layout).

 

Ante Projeto:

Nesta etapa, após a aprovação do layout elaborado no E.P. inicia-se um trabalho mais aprofundado, verificando mais a fundo sobre a legislação aplicada, para nesta fase ajustar tudo em relação ao que tange a aprovações. É também neste momento que é gerado o desenho de arquitetura definido, incluindo especialmente as definições dos equipamentos, soluções de marcenaria e outros, contendo plantas, cortes e elevações, desenhos estes que serão a base para todos os projetos complementares, como Projeto Legal (aprovação em prefeitura e concessionários públicos), projeto estrutural, elétrica, hidráulica, sistemas e todos que forem necessários ao empreendimento.

 

Projeto legal:

Neste projeto, o layout geral da edificação já foi definido na fase anterior (ante projeto), pois será gerado um desenho que mostrará de forma sucinta como a edificação será, demonstrando toda a sua compartimentação interna, aberturas de portas e janelas e níveis. É composto por plantas, cortes e elevações que devem respeitar a legislação local. Estão inclusos os projetos para aprovação na Prefeitura municipal, corpo de bombeiros e eventualmente outros órgãos públicos.

 

Projeto Básico:

Muito utilizado em projetos para obra pública – Projetos de obras particulares não costumam passar por essa etapa.

Obra particular, é mais comum fazer o Ante projeto. Qual a diferença entre ante projeto e projeto básico?

No  projeto básico, posso dizer por exemplo, que será utilizado fechamentos (vedações) em alvenaria, esquadrias em alumínio pintado, piso cerâmico, mas não determino as especificações técnicas.

As especificações, detalhamentos, ampliações, ficam a cargo do projeto executivo.

Prática comum em obras públicas, o projeto básico, com ele você consegue orçar a obra, com um pouco de informações técnicas, pois você tem conhecimento que o revestimento dos banheiros será cerâmico, mas ainda não sabe exatamente qual (se será Cecrisa de R$8,00m² ou Portobello de R$500,00/m²).  Também é neste momento que é licitado a empresa de Arquitetura que produzirá o Projeto Executivo. Os órgãos públicos precisam saber  o que eles querem pra poder licitar e o projeto básico é o norte desse processo.

Em obras particulares a prática comum é fazer o ante projeto (o escritório de arquitetura já foi contratado desde o estudo preliminar), mas ele não chega nas definições de materiais, isso será acordado oportuna e diretamente entre projetista e  proprietários. O Ante projeto, é o desenho real da edificação, mas sem detalhes, o que servirá de “base” para os projetistas complementares.

Enquanto cada projetista trabalha na sua disciplina, a arquitetura também está desenvolvendo o projeto executivo, ambos andam em paralelo.

Fechados os complementares, estes voltam pro Arquiteto compatibilizar, que é a análise de todas as disciplinas, encontrar as inconsistências incompatibilidades geradas entre elas,  coordenar reuniões e discutir soluções com os projetistas, a fim de minimizar impactos de custo, prazo e qualidade que podem acarretar na obra caso essas informações não estejam alinhadas.

Projetos de aprovações em concessionários Públicos à São projetos obrigatórios para obter-se as devidas licenças de construção, instalação e uso de sistemas. São necessários aprovar os projetos em orgãos como: Prefeitura Municipal, orgão de vigilância sanitária municipal e estadual, concessionárias de energia, água e esgoto, Corpo de bombeiros estadual. Há ainda que considerar que alguns casos envolvam os orgãos de Patrimônio Histórico e Cultural (mais específico, porém comum).

 

Projeto Executivo:

Esta é a última e mais completa fase – Nela será detalhado tudo o que for necessário para o pleno entendimento sobre o que é esperado / desejado para a obra. Serão gerados os seguintes documentos:

 

Plantas de arquitetura em escala 1:50;

Cortes;

Elevações;

Plantas de piso;

Plantas de parede;

Plantas de forro;

Planta de luminotécnica;

Caderno de detalhes com ampliações das áreas molhadas;

Caderno de detalhes da marcenaria e mobiliários;

Caderno de detalhes de ambientação;

Caderno de detalhes gerais de acordo com a necessidade da obra.

 

ESTRUTURA:

Este projeto será gerado a partir da finalização do Ante projeto, pois é nesse momento que o Engenheiro civil calculista conseguirá verificar as divisões internas dos ambientes, os equipamentos, mobiliários e o que mais  houver (alvenaria, fechamentos em gesso, aço, alumínio, madeira, etc…), para questão de cálculo de solicitação de carga e esforço na estrutura.

Será gerado o cálculo estrutural e as plantas conforme a solução de estrutura adotada (concreto, pré-moldado, metálica e outras).

 

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS:

Este projeto será gerado a partir da finalização do Ante projeto, pois é nesse momento que o Engenheiro elétrico conseguirá verificar as necessidades do edifício ao que tange às necessidades de cargas instaladas, pois já é possível verificar os equipamentos a serem utilizados, pontos de tomadas e iluminação, elevadores, ar condicionado (estimativa, até que o projeto específico do ar seja finalizado), bombas e todos os demais sistemas que demandem uso de energia. Também será definido sobre o sistema de gerador de energia backup e sistema de painéis solares (algumas cidades hoje é obrigatório captação de energia solar para hospitais).

 

INSTALAÇÕES SISTEMAS:

Os edifícios especiais possuem necessidades diferenciadas e possuem uma gama enorme de sistemas, sendo de controles de equipamentos, sistemas de segurança, rede de dados e outros. Estes projetos  também são disparados a partir da finalização do Ante projeto.

 

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS:

Este projeto será gerado a partir da finalização do Ante projeto, pois é nesse momento que o Engenheiro hidráulico conseguirá verificar as necessidades do edifício ao que tange às necessidades de água de consumo, esgoto cinza e tratável, água de reuso e manutenção, sistemas de combate a incêndio e água pluvial. Esse projeto é de  grande importância, dado a complexidade destes sistemas.

 

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS – RESPONSABILIDADE DO ARQUITETO:

É nesta fase também que une-se todas as disciplinas. É dever do Arquiteto realizar a compatibilização dos projetos (todos), identificando as interferências geradas por cada projetista, realizar reuniões para alinhamento das soluções, coordenar essas atividades quanto às soluções apontadas. Essa é uma fase extremamente importante, pois nela é estudado e verificado todos os possíveis erros que possam acontecer durante a obra antes mesmo deles acontecerem, a fim de minimizar os impactos de custo, prazo e qualidade que possam ser gerados no momento da execução. No papel, é muito mais barato e fácil de resolver, do que em campo, com material posto, equipe mobilizada, empenho financeiro executado e prazo andando.

 

ACOMPANHAMENTO TÉCNICO:

É recomendado que o  investidor, coloque no seu contrato que o projetista deverá oferecer suporte e visitas técnicas durante o período de obra, pois o olhar atento desses profissionais acrescenta em muito ao que tange à redução/mitigação de impactos de custo, prazo e qualidade da obra, afim de evitar desvios e facilitar o encontro de ajustes decorrentes de imprevistos ou surpresas durante o processo de construção.

 

MEMORIAIS TÉCNICOS:

 Para todas as disciplinas, é comum a inclusão do “Memorial Descritivo”. Nele será colocado em formato de texto toda a especificação técnica de cada disciplina, sobre cada item da obra como um todo.

Caso o proprietário queira receber do projetista uma lista de materiais, o “Memorial Quantitativo”, este documento deverá ser acordado previamente, no fechamento do contrato. O quantitativo só é possível ser elaborado após a conclusão do projeto executivo e memorial descritivo. Com o quantitativo em mãos, é possível orçar a obra toda, tanto para material, quanto para mão de obra e fazer levantamento dos custos com seguros, taxas e impostos.

A fase de planejamento do empreendimento, é a mais importante no tocante a alcance do sucesso.  Elaborar os projetos de forma adequada, auxiliará  em 100% das tomadas de decisões durante todo o processo.

 

Após esses documentos prontos, inicia-se os processo de construção da edificação pretendida.

 

O QUE A TEODORO E MARQUES ARQUITETURA E EGENHARIA FAZ?

Cuidamos de todas essas etapas, desde a concepção inicial, elaboração de todos os projetos de arquitetura e legais internamente e os complementares através de parceiros, acompanhamento com gerenciamento e supervisão técnica durante a obra, avaliação técnica final para recebimento de obra.

Teodoro e Marques Arquitetura e Engenharia é especializada na elaboração de projetos de pequeno a grande porte, de baixa a alta complexidade, incluindo, laboratórios, clínicas e hospitais.

Somos uma empresa em constante busca pela inovação e comprometimento com cada projeto novo!

 

Se você gostou, entendeu que esse conteúdo é importante e válido para seus amigos, compartilhe e divida esse conhecimento!

 

Deixe também seus comentários, críticas e sugestões são bem vindas!

 

Projeto, fale com o Arquiteto!

 

Conte pra nós o seu Sonho e o ajudaremos a torná-lo em realidade!

 

Fale direto comigo pelo WhatsApp

 

Ricardo Teodoro

Arquiteto e Urbanista

 

Rua Gregório Fonseca, 174

Centro  – Santo André – SP

(11) 9 8957-4723

(11) 4427-9181

E-mail: ricardo@teodoroemarques.com.br

www.teodoroemarques.com.br