Receber meu imóvel e ter a “chave na mão” é uma das fases da vida que esperamos com muita ansiedade, pois empenhamos muito esforço para poder alcançar este objetivo, poder dizer “Um lugar pra chamar de meu!”.

A alegria toma conta, não é verdade? Enfim sonho realizado! Família toda feliz!

Leia esse Artigo até o final, veja se você se enquadra nele! Aplicável também a imóveis não residenciais.

Por: Ricardo Teodoro – Arquiteto e Urbanista com mais de 20 anos de experiência no mercado da Construção Civil.


Mas aí, entram outras preocupações…
e logo o que era um sonho parece virar um pesadelo…

Coisas como, escolher o piso, uma vez que imóveis novos são entregues com revestimentos somente nas áreas molhadas (cozinha, área de serviço e banheiro), sem contar que em 99% dos casos, o material aplicado, além de gosto duvidoso, é da pior qualidade (o mais barato da promoção de refugo…).

Escolher revestimentos de parede, detalhes de forro, iluminação adequada, marcenaria que talvez seja a mais complicada, porque ou você compra soluções modulares e não necessariamente o aproveitamento do espaço é 100% eficaz, com muitas sobras, ou você é obrigado a comprar com um marceneiro, onde geralmente buscamos via referências, as quais nem sempre encontramos.

E lidar com pedreiros então… Essa tem sido a maior reclamação dos últimos tempos…

Talvez seja considerada como “A grande dor de cabeça” numa obra. Quem manda nas escolhas geralmente é a “Patroa”, mas olha, encontrar uma assim no final do dia quando chegar do trabalho em casa, por causa da desorganização da sua obra, não é mole!

 

Ainda há que considerar que, é necessário administrar muitos fornecedores, o cara do gesso, o cara das instalações elétricas, o cara das instalações hidráulicas, o cara do revestimento cerâmico, o cara das pedras, o cara da pintura, o cara da marcenaria, o cara da portaria do prédio que não deixa meu pessoal trabalhar… afe… Quanta gente pra dar dor de cabeça, não é verdade?

Ainda há o mito de que contratar um Arquiteto ou Engenheiro pra tocar sua obra é caro…

Quanta coisa pra considerar e afirmar que uma Reforma é dor de cabeça, não é?

 

Olha o que sobrará de você no final da obra!!!!! (só o caco…)

 

Mas porque você sofre tanto com isso?
Vamos a uma “estória”

Um exemplo um pouco mais prático:

Digamos que você está com uma dor no joelho, por conta de um movimento brusco que tenha feito e você precisa ir ao médico. Chegando lá, a recepcionista te diz que quem irá te atender é um cara, que pratica a profissão há 25 anos, mas que não é médico, mas é uma boa pessoa, excelente diga-se de passagem!

 

Você, não concordando muito, mas por conta da dor que sente, decide passar nesse “pseudo” médico (dizem que de médico e louco, todo mundo tem um pouco, talvez nós arquitetos entremos na parte do “louco”…rs…), você já está por ali mesmo, voltar pra casa está fora de cogitação. Você entra e o pseudo te atende. Ele decide operar seu joelho, porque se você não fizer isso, você irá parar de andar em 3 dias!!!!

Pergunto eu: “ Você em sã consciência permitiria esse “pseudo” operar seu joelho? Você correria o risco de perder a perna? Acredito que não né…


Por quê???

 

A resposta é simples, não entregaremos algo que nos é muito importante na mão de quem não confiamos, ou não tem total competência para tal. #FATO.

Assim acontece com as reformas e até obras novas tidas como “Dores de cabeça”, pois entregues a esses “pseudos resolvedores de problemas”, que aparentemente resolvem seu problema, mas pra cada problema resolvido te geram outros três, classificados como impacto de custo, prazo e qualidade.

Você, que não é profissional da construção civil, muitas vezes é obrigado a largar as suas responsabilidades diárias, para acompanhar a obra e ainda por cima, ficar boiando e não entendendo absolutamente nada do que falam os contratados da sua obra…

Nesse momento, você percebe o quanto custa, se ausentar das suas responsabilidades, por coisas que não domina 100% e as vezes até, correndo risco de desemprego, caso o seu chefe não entender a sua ausência!


Agora, vamos discutir sobre o que é caro!

 

Arquitetos e Engenheiros, são pessoas preparadas e com licença profissional para atuarem diretamente com esses problemas, ou seja, serem “a solução do seu problema” e não ser mais um dentre os que você já tem! #FATO.

Ao contratar um “Pseudo resolvedor de problemas”, indiretamente você, em muitas as vezes, adquiriu uma série de problemas (veja só, existem bons profissionais, não é destes que estamos falando), pois há fases que precisam ser cumpridas e que muitas vezes são simplesmente ignoradas pelos pseudos.

Cada profissional das áreas mencionadas, são responsáveis e pagos pra resolver uma pequena parte do seu problema, mas que se mal orientados, tornará os pequenos em grandes problemas, o que faz com que a bomba estoure na sua mão… Sempre!

O Arquiteto e o Engenheiro, dedicaram tempo de suas vidas, estudando cada uma dessas etapas, afim de que você possa transformar seu sonho em realidade e não em um pesadelo, como visto na maioria das vezes.

Toda obra de sucesso, passa por todas as etapas de forma adequada, considerando os desejos do cliente, o orçamento disponibilizado, o prazo e o custo disponível, mitigando riscos e minimizando os impactos, em busca do objetivo final, obra rápida, limpa, menor custo e maior qualidade possível.

Aqui na Teodoro Arquitetura, temos todo o suporte necessário para sua reforma, onde nós somos A SOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA, e não parte dele!

Aqui você realmente pode transformar o seu “Sonho de Morar bem” numa realidade, pois é possível!

Nossa equipe é formada por Arquitetos, Engenheiros e os profissionais necessários ao bom andamento da sua obra.

Aqui, você desenvolve seu projeto em conjunto conosco, desde a fase inicial, decidindo cada detalhe, até a conclusão da obra e entrega das chaves.

A presença do Arquiteto e Engenheiro na obra, é o mesmo que você consultar o “Ortopedista” pra resolver o problema do seu joelho, ou seja, o cara correto para aquele problema!

Conte pra nós sua necessidade e te ajudaremos a solucionar a questão!


Desfrute o prazer do seu novo lar e da sua Família Feliz!

 

 

Para saber mais sobre o papel do Arquiteto, CLIQUE AQUI e você terá acesso a uma descrição detalhada sobre cada etapa do processo!

 

Conte pra nós o seu Sonho, teremos o maior prazer em atendê-lo! Acesse os nossos canais de comunicação abaixo! 🙂

 

Ricardo Teodoro

Arquiteto e Urbanista

 

Rua Gregório Fonseca, 174

Centro  – Santo André – SP

(11) 98957-4723

(11) 4427-9181

E-mail: ricardo@teodoroemarques.com.br

www.teodoroemarques.com.br